Vida de Menina

Adolescentes que pulam o café da manhã têm maior risco de obesidade

Fazer minhas filhas comerem alguma coisa pela manhã, antes da escola, é um desafio hercúleo. Já assei pão de queijo. Já fiz tapioca. Já piquei frutas. Já bati leite com Toddy. Elas encostam na comida para constar e só.

Sem muitos argumentos, a não ser o antigo e vazio ‘o café da manhã é a refeição mais importante do dia’, eu também deixo passar. Afinal, ninguém morre de fome com comida em casa, me ensinou o pediatra.

A cena muda de figura agora, com o resultado de uma pesquisa realizada por cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), junto com pesquisadores da Europa. Eles relacionaram o hábito dos adolescentes de pular o café da manhã, antes de ir para a escola, com o aumento do índice de massa corporal (IMC). Em outras palavras, desprezar o lanchinho que a mamãe faz com tanto carinho às 6h30 da manhã pode levar estes jovens à obesidade.

O estudo levou em conta outros hábitos considerados vilões na saúde dos adolescentes: tempo de tela e atividade física. Surpreendentemente, o impacto de pular a primeira refeição do dia foi mais poderoso do que os outros comportamentos. Para piorar, os cientistas notaram que quem fica em jejum também tende a seguir outros hábitos ruins. Aí, é uma bola de neve.

Quanto ao fato de o comportamento ser considerado ruim ‘antes da escola’, há uma explicação bem simples. Os adolescentes abrem mão do café da manhã de casa e, em poucas horas, consomem algo calórico, engordurado, industrializado e com baixo teor nutricional na lanchonete do colégio. Faz sentido, não? Pelo menos aqui em casa é assim que funciona.

O estudo foi publicado no periódico Scientific Reports.

A modernidade está deixando nossos filhos gordos. 

Atualizado em 29/07/2019.