Quando falo de bebida, muita gente revira o olho e diz: ‘Ainda é cedo para se preocupar com isso’, ‘Suas filhas são muito novas’, ‘Não tem álcool nas festinhas em casas de amigos’. Eu queria que tudo isso fosse verdade. Mas o fato é que de cada quatro pessoas entre 13 e 17 anos, uma já sabe o que é ficar bêbada. O primeiro contato com a bebida está acontecendo cada vez mais cedo. E, a bebida está sim na casa dos amigos, em festinhas, liberada por muitos pais.
Tudo parece muito óbvio e conhecido, mas explicar aos nossos filhos as razões para se manter longe do álcool nunca é demais. Vamos lá:
- Quem começa a beber antes dos 15 anos de idade tem o risco quatro vezes maior de ser dependente químico na vida adulta.
- Adolescentes bebem menos que adultos, mas bebem mais em cada ocasião. Isto compromete tomadas de decisão e os coloca em risco.
- Além de acidentes de carro, a bebida expõe os adolescentes a vários riscos fatais: afogamento, queimadura, queda, brigas, intoxicação. Eles também perdem o discernimento e pegam carona com amigos alcoolizados.
- O cérebro de uma pessoa se desenvolve até o início da terceira década de vida, ou seja, 20 e poucos anos. O consumo de álcool na adolescência compromete o desenvolvimento saudável e afeta a capacidade cognitiva.
- Adolescentes que bebem têm resultados abaixo da média na escola. Uma pesquisa realizada em escolas públicas americanas mostrou que os estudantes que obtiveram principalmente A nos boletins não bebiam.
- Adolescentes que fazem uso de álcool iniciam a vida sexual mais cedo e se colocam em mais situações de risco, como ignorar o uso de preservativos.
Em tempo, o título deste texto é uma campanha da prefeitura da cidade de São Paulo. Vale como alerta hoje, Dia Internacional de Combate às Drogas, e sempre.
Saiba mais sobre os riscos do álcool na adolescência em prefeitura.sp.gov.br/quantomaiscedopior
Fontes:
IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)
Federal Trade Commission
O álcool está mais perto da sua filha do que você imagina.
Atualizado em 26 de junho de 2019.