‘Diga com quem andas e eu direi quem és’. A frase que toda mãe adora repetir ao se referir a boas (ou más) companhias ganha agora evidência científica para a saúde mental dos adolescentes.
Uma pesquisa conduzida por pesquisadores da Universidade de Warwick, no Reino Unido, concluiu que o humor de um adolescente consegue contaminar todo o seu grupo – para o bem e para o mal. Ou seja, adolescente bem-humorado, feliz e otimista deixa a turma para cima, bem-humorada, feliz e otimista. Já o jovem mau humorado, reclamão e rabugento arrasta a turma para baixo também.
Baseado em modelos matemáticos, os pesquisadores descobriram que o adolescente que anda com um amigo triste, carregado de comportamentos depressivos, tem o risco maior de piorar seu humor e risco menor de se animar para a vida. Quanto mais positivo o círculo de amigos, mais feliz e para cima é o adolescente. Mais uma vez, vemos nesse estudo o poder do grupo e a força que ele tem sobre os colegas.
Para os especialistas, este movimento é conhecido como contágio social, no qual o humor de um se espalha pelos outros. O estado emocional do adolescente, portanto, fica suscetível ao ânimo e ao temperamento dos amigos.
A boa notícia é que a depressão – um dos principais problemas de saúde mental – não é uma condição que ‘passa’ de um amigo para outro. Alguns sintomas, como a falta de interesse pela escola ou o desânimo nos esportes, podem contaminar um grupo de amigos. Mas, não é possível afirmar que a depressão, doença que afeta mais de 350 milhões de pessoas no mundo de acordo com a Organização Mundial da Saúde, é contagiante. As causas são mais complexas, assim como o desenrolar e seu tratamento.
O estudo da Universidade de Warwick, porém, é benéfico ao esclarecer um pouco mais o mecanismo do humor do adolescente. Por um lado, ele ajuda a enxergar a influência do outro e as próprias ferramentas para se fortalecer. Por outro, ele aumenta as possibilidades de compreender o humor e intervir prontamente em casos de depressão. Mais do que isso, as descobertas confirmam que depressão é muito mais que baixo astral.
E, para concluir, as recomendações para melhorar o humor seguem iguais. Atividade física, sono adequado e alimentação correta têm resultado positivo para o adolescente e também para seus amigos. Mais do que em qualquer outra idade, a adolescência é a fase da parceria!
A maconha na adolescência: o estrago é grande.
Atualizado em 21/05/2019.