Para conquistar curtidas e seguidores, jovens estão fazendo cada vez mais pataquadas para postar na internet. Algumas bobas e inofensivas, como jogar um balde de gelo sobre a cabeça. Outras mais perigosas, como se autoflagelar e comer detergente. Ou cheirar camisinha.
A última palhaçada sem graça – não consigo pensar em outra forma de definir – é ‘cheirar’ uma camisinha por uma narina, enquanto se fecha a outra, até o preservativo sair pela boca. Sim, essa é a forma divertida que os jovens inventaram para usar a camisinha. Na internet, já ganhou nome: #condom-snorting challenge, algo como o ‘desafio de cheirar camisinha’.
Os riscos do que pode acontecer, como tampar as vias respiratórias, levar ao engasgo e romper algo internamente, nem passam pela cabecinha deles. O desconforto do procedimento também não é levado em conta, desde que eles consigam que seus vídeos viralizem com milhares de curtidas.
Uma curiosidade: este desafio não é novo. Ele já circula na internet desde 2007, quando uma garota americana fez um vídeo, que caiu na graça dos adolescentes. A brincadeira ganhou mais notoriedade atualmente pelo fato de ser bizarro, assustador para os pais e fonte de ‘inspiração’ para a meninada. No entanto, o Centro de Controle de Envenenamento dos Estados Unidos registrou, nos últimos cinco anos, apenas um caso de inalação de preservativo.
Resta a nós, pais, orientar sobre os perigos do álcool, das drogas, do cigarro, do sexo desprotegido e… do uso inadequado da camisinha. Ah, e o estrago que as redes sociais podem causar.
Cigarros eletrônicos também ameaçam nossos filhos. Leia mais aqui.