Vida de Menina

Violência entre casais adolescentes. Sim, existe!

Violência contra a mulher não deve ser aceita ou ignorada jamais. É chocante, é horrível e é inaceitável. Mais chocante ainda é saber que ela não ocorre apenas com adultos, em relacionamentos longos e desgastados. A violência está presente também em namoros de adolescentes. Nos Estados Unidos, fevereiro é o mês da Conscientização e Prevenção da Violência entre Casais Adolescentes. Lá, as estatísticas mostram que 1 em cada 10 adolescentes já foi maltratada pelo paquera/namorado. Isso mostra o quanto a violência entre casais adolescentes é comum  e como o assunto merece nossa atenção.

Bom, ainda que minhas filhas não tenham namorados, gosto de ressaltar constantemente a importância de cultivar relacionamentos saudáveis e rejeitar, em qualquer situação, comportamentos abusivos. Às vezes, parece estranho tocar neste assunto, quando elas ainda são tão novinhas e a ideia de namoro é romântica, com espaço apenas para carinho e paixão. Chamo na real, pois a vida lá fora pode apresentar surpresas e eu as quero preparadas. Afinal, adolescentes que passam por relacionamentos violentos têm um risco aumentado de reproduzir este padrão na vida adulta. Quero minhas meninas fortalecidas para sair fora, gritar e deixar claro que não é não. Qualquer forma de violência – seja ela física, verbal ou emocional – é inaceitável. Não e ponto.

Na teoria, tudo parece fácil. Mas, para uma menina de 12, 13 anos, uma palavra grosseira do namorado ou o crush, por quem ela é apaixonada, pode ser apenas uma palavra grosseira. Será que ela tem repertório para identificar um padrão abusivo ou um comportamento inadequado? É isso que enfatizo em casa. Abordo coisas simples, que, daqui a pouco, podem fazer a diferença na vida delas:

Vale ressaltar que abordo as mesmas questões com meu filho. Embora ele ainda seja pequeno, é importante que esteja preparado para as mesmas questões, afinal, violência não acontece só com as meninas.

Sua filha já foi à primeira balada? Você vai sobreviver!